Dentes claros tornam os sorrisos mais bonitos, rejuvenescem e proporcionam um aspecto de limpeza e saúde. Nem todos nascemos com dentes claros e branquinhos, já que essa é uma característica individual de cada um. Além disso, com o passar do tempo, os nossos dentes envelhecem e vão ficando amarelados, cinzas ou com tonalidade marrom. E mesmo uma higiene bucal diária correta não é suficiente para evitar a ação do envelhecimento, ou para impedir a pigmentação dos dentes por determinados alimentos, como suco de uva, chá, café, vinho, molho de tomate, entre outros.
Então, para quem deseja dentes mais brancos, o clareamento dental é uma alternativa de tratamento. O procedimento é simples e pode ser feito no consultório do dentista ou até mesmo em casa sob supervisão profissional, sempre após a avaliação prévia de um especialista e seguindo as recomendações adequadas.
Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com sua aparência e também estão mais conscientes da importância de ir ao dentista periodicamente. A estética e a saúde bucal caminham juntas e não é possível a obtenção de resultados estéticos sem que a saúde esteja em dia! Porém, apesar da alta na procura dos pacientes por clareamento dental, esse procedimento ainda gera muitas dúvidas e, pela falta de informação ou de orientação correta, muitos acabam por desistir do tratamento.
Para que você tenha mais esclarecimento do assunto e entenda se o clareamento é prejudicial aos dentes, confira as informações e dicas abaixo:
CLAREAMENTO DENTAL DANIFICA OS DENTES?
Quando executado sob a supervisão de um profissional, com materiais seguros e com a técnica e aparatos corretos, o clareamento NÃO causa prejuízo algum aos dentes! Em algumas pessoas, os dentes podem ficar mais sensíveis temporariamente, mas não ficam porosos e nem enfraquecidos. A sensibilidade transitória pode acontecer pois os poros superficiais ou canalículos dos dentes ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que estavam impedindo a luz de passar. No entanto, o clareamento dental não destrói o esmalte dental e a sensibilidade, quando presente, tende a reduzir brevemente. Além disso, durante e após o tratamento, o profissional especialista que o acompanha poderá, se necessário, lançar mão de terapias clínicas dessensibilizantes e fornecer agentes próprios para prevenção da sensibilidade.
AS RESTAURAÇÕES MUDAM DE COR COM O CLAREAMENTO?
Não. Apenas a estrutura do dente natural terá sua cor alterada com o tratamento. O material clareador não consegue interferir na cor das restaurações, facetas, lentes e próteses dentárias. Deste modo, após o clareamento, dependendo da cor atingida com o tratamento, pode ser necessário fazer a troca de restaurações que apareçam durante o sorriso.
QUALQUER PESSOA PODE FAZER CLAREAMENTO DENTAL?
Não! O clareamento dental não é indicado para gestantes ou lactantes. Também não é recomendado em adolescentes que não apresentem os dentes completamente formados na porção do ápice (na ponta) da raiz, sendo importante a realização de exame radiográfico para avaliação do fechamento dos ápices e, então, realizado o clareamento com segurança. Além disso, pacientes com cáries, inflamação gengival ou periodontal e/ou presença de retrações gengivais precisam ser devidamente tratados anteriormente ao clareamento, podendo receber o tratamento clareador após a adequação da saúde bucal.
CREMES DENTAIS PODEM FUNCIONAR COMO CLAREADORES DENTAIS?
As pastas ou cremes dentais não têm essa eficiência pois, em sua composição, possuem baixa concentração do agente clareador ou mesmo nenhuma substância clareadora na fórmula, não sendo capazes de exercer essa função. No entanto, os cremes dentais que se intitulam como “branqueadores” ou “clareadores”, em geral, apresentam mais substâncias abrasivas em sua formulação do que os cremes comuns e podem reduzir manchas mais leves e superficiais, o que pode gerar a impressão de dentes mais brancos.
QUAIS OS TIPOS DE CLAREAMENTO DENTAL E QUAL É MELHOR?
Existem basicamente, de forma simplificada, 2 tipos de clareamento:
- Clareamento Dental de Moldeira (Feito em casa): Também chamado de Clareamento “Caseiro” por alguns, nessa técnica de clareamento nós confeccionamos em laboratório uma moldeira individual personalizada, que possui adaptação perfeita para adequada efetividade do tratamento clareador, detalhe que faz toda a diferença nos resultados do clareamento e que funciona de forma muito mais adequada do que “kits prontos” vendidos de forma aleatória em farmácias, por exemplo, sem individualização. Essa moldeira deve ser usada à noite, durante aproximadamente 3 horas por dia, com agentes clareadores específicos para cada caso. Com a escolha correta do agente clareador e definição da concentração mais adequada de forma individualizada, nós minimizamos os riscos de sensibilidade e de desconforto ao longo do tratamento, já que esses fatores podem impactar na adesão ao tratamento, impedindo, em alguns casos, que eles sejam realizados em sua totalidade e finalizados adequadamente.
- Clareamento Dental de Consultório: Essa é a técnica que há algum tempo era conhecida como “clareamento à laser”. Antigamente, era utilizada a luz do laser durante a exposição dos dentes a substância clareadora. Hoje, através de inúmeros estudos científicos, sabe-se que não é a luz que proporciona o clareamento, mas sim a utilização de produtos adequados para essa finalidade. Nessa técnica de clareamento, realizamos sessões de clareamento de consultório de aproximadamente 1 hora com ativos apropriados para essa técnica terapêutica, garantindo resultados rápidos e mais cômodos para os pacientes, evitando a necessidade do uso diário da moldeira em casa. Para pessoas que necessitam de resultados mais imediatos, ou que não são disciplinadas para o uso da moldeira em casa, essa é a técnica ideal. Em geral, são necessárias de 2 a 4 sessões de clareamento, a depender das condições iniciais de cada caso. Normalmente, seus dentes já apresentarão alguns tons mais brancos após uma hora da primeira sessão.
E qual o melhor tipo de clareamento? O gel utilizado no consultório é mais concentrado, por isso oferece um resultado mais rápido. Porém, quando o tratamento é feito em casa, o dente fica mais tempo em contato com o produto e acaba deixando-o mais branco por mais tempo, logo o ideal é mesclar os dois procedimentos, realizando as sessões no consultório e usando a moldeira em casa. Mas fique atento, esse tratamento caseiro pode ser indicado apenas pelo cirurgião-dentista.
BICARBONATO DE SÓDIO CLAREIA OS DENTES
Em partes. O bicarbonato é uma substância abrasiva e pode retirar manchas da superfície do dente, o que causa a leve impressão de clareamento. Entretanto, o uso do produto deve ser feito apenas em consultório, pois usado em excesso pode danificar os dentes.
Como você viu, o clareamento é um tratamento que pode ser utilizado na maioria das pessoas, e não provoca nenhum dano aos tecidos dentais e gengivais, desde que seja realizado com acompanhamento profissional, da forma correta e com substâncias adequadas. Por isso é tão importante uma avaliação prévia de cada caso, para que possa ser indicada a melhor técnica de tratamento e os produtos mais seguros, garantindo resultados satisfatórios sem que ocorra qualquer prejuízo à saúde dos dentes e dos tecidos gengivais.