Quanto tempo dura o Tratamento de Canal?
Aqui na Corde Odontologia, na grande maioria das vezes, o tratamento de canal é realizado em sessão única, sendo concluído em apenas uma visita. No entanto, se houver a presença de lesão no ápice do dente ou remanescente de secreção dentro do canal, mesmo após a instrumentação dos condutos, mantemos o dente com medicação intracanal por alguns dias e concluímos o tratamento e fechamento do canal em sessão subsequente, a fim de garantir que o processo de desinfecção seja mais seguro e previsível.
O Tratamento de Canal dói?
Não! Aqui na Corde, estabelecemos protocolos de analgesia que garantem a realização de todo o tratamento de forma indolor, confortável e tranquila. Adicionalmente, lançamos mão de abordagens medicamentosas pré- e pós-tratamento, a fim e garantir que o paciente não tenha desconforto em nenhum momento do processo de tratamento.
O que é lesão apical? E Apicectomia?
Lesão apical ou periapical é uma lesão de caráter inflamatório e infecioso presente no ápice radicular (isto é, na ponta da raiz),geralmente diagnosticada por meio de radiografias, podendo ou não estar relacionada à presença de abcesso endodôntico ou abcesso periapical.
A apicectomia, conhecida também como cirurgia apical ou parendodôntica, é um procedimento cirúrgico no qual o ápice radicular é removido, juntamente com tecido circundante infectado. Esse procedimento é indicado quando uma infecção persiste após um tratamento de canal ou quando o retratamento do canal não pode ser realizado, como em casos de dentes com retenção intra-radicular. Na cirurgia apical, é realizado um acesso cirúrgico na gengiva, o ápice da raiz é removido e a área descontaminada, evitando maior perda óssea e, até mesmo a perda dental. Para preencher a janela cirúrgica que foi descontaminada, podem ser utilizados diferentes biomateriais regenerativos. A técnica da apicectomia pode ser utilizada tanto de forma isolada, quanto em conjunto com o próprio tratamento de canal. É uma abordagem terapêutica que indicamos aqui na Corde em alguns casos, e deve envolver uma equipe de dentistas especializados, como o endodontista, o periodontista e o cirurgião bucomaxilofacial.