Como posso prevenir as doenças da gengiva?
É possível prevenir a gengivite e a periodontite com consultas periódicas ao periodontista, pois apenas ele pode remover o tártaro de forma adequada, evitando problemas futuros. Além disso, a melhor forma de aprender as técnicas de higiene bucal corretas é com o periodontista, que vai lhe ensinar qual é o tamanho ideal de escova, qual o melhor tipo de escova para seu caso, quais outros produtos (enxaguatórios e escovas diferentes) deve utilizar, além de treiná-lo para utilizar o fio dental com eficiência. Evitar o tabagismo é também importante, já que suas substâncias prejudicam a gengiva e ocasionam perda de osso adicional ao redor dos dentes, além de causar pigmentação dental e prejudicar a estética.
O que são as cirurgias plásticas periodontais?
São cirurgias para corrigir defeitos gengivais em regiões que apresentam algum tipo de problema estético ou funcional. Dentre elas, podemos citar as principais:
- Gengivectomia e Gengivoplastia
- Enxertos ósseos em defeitos periodontais
- Enxertos gengivais (enxerto de gengiva)
- Frenectomia
- Cirurgias peri-implantares (ao redor de implantes dentais)
Os defeitos que mais incomodam os pacientes são as retrações gengivais, caracterizada pelo deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. As retrações podem ocasionar queixas estéticas, especialmente quando o paciente mostra a raiz ao sorrir ou ao falar, além de ocasionar sensibilidade nos dentes, devido à exposição da raiz. Outro problema gengival comum são os “sorrisos gengivais”, que expõe muita gengiva ao falar ou sorrir. Ainda, há casos nos quais a altura da margem da gengiva entre os dentes não é esteticamente aceitável, e essas questões são facilmente resolvidas com procedimentos de gengivectomia ou gengivoplastia.
Como é a dor durante essas cirurgias? A recuperação é demorada?
Durante a cirurgia o paciente não sente dor alguma, pois tudo é feito com anestesia local. Além disso, o profissional receita medicações antes e após a cirurgia que evitam dor e inchaço. Adicionalmente, as técnicas cirúrgicas inovadoras usadas aqui na Corde Odontologia, além de oferecerem ótimos resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório com mínimo desconforto. Normalmente, o paciente já pode trabalhar e fazer suas atividades normais no dia seguinte à cirurgia.
Tratamentos Inovadores e Modernos
Aqui na Corde, oferecemos as abordagens de tratamento mais modernas e as inovações mais recentes em termos de técnicas e de equipamentos para execução de todos os procedimentos periodontais:
- Descontaminação por Meio de Raspagem Periodontal: Utilizamos equipamentos modernos e minimamente invasivos para Raspagem Periodontal, seja na descontaminação mais superficial (conhecida como “Limpeza Dental” e Profilaxia) ou para procedimentos mais invasivos, nos quais a Raspagem Subgengival mais profunda é necessária. Isso porque nos preocupamos não apenas com a eficiência dos procedimentos, que devem ser realizados com perfeição, mas também com o bem-estar de nossos pacientes durante a execução dos tratamentos, os quais devem ser confortáveis e indolores. Nesse sentido, o uso de aparelhos e de instrumentos inovadores, capazes de executar a descontaminação com acuidade, de forma eficaz e sem danificar os tecidos gengivais é essencial. Acreditamos também, que a técnica do profissional é e primordial para que esses tratamentos sejam realizados de forma bem-sucedida e, ao mesmo tempo, sendo uma experiência tranquila e confortável aos nossos pacientes.
- Terapia Fotodinâmica: Além dos procedimentos de descontaminação com ultrassom e equipamentos apropriados, lançamos mão também de outras abordagens coadjuvantes de tratamento periodontal, quando necessário, como a Terapia Fotodinâmica ou PDT (PhotoDynamic Therapy),na qual utilizamos um corante fotossensível (geralmente, o azul de metileno) que é absorvido pela luz do laser, atuando na destruição bacteriana nos tecidos gengivais.
- Tratamento para Halitose: Temos também protocolos específicos para tratamento da Halitose, que é uma das queixas mais frequentes dos pacientes que nos procuram. Em mais de 90% dos casos, a causa do mau hálito está na cavidade bucal, embora possa também possa estar associada a problemas sistêmicos. Nossa missão aqui na Corde é não apenas identificar as causas do problema, mas oferecer um tratamento personalizado para a halitose, devolvendo a você sua autoconfiança.